A escolha da caixilharia para um imóvel é sempre uma decisão complexa e que carece de uma análise e estudo pormenorizado. PVC ou alumínio? Qual a melhor solução? Fique a conhecer as principais características de cada um dos materiais.
PVC
A caixilharia de PVC oferece características inigualáveis na construção de janelas e portas, devido às características do próprio material:
– têm uma boa rigidez, são estáveis e pouco sujeitas a dilatações provocadas pelo calor ambiental;
– são bastante leves, adicionando menos carga ao edifício. A leveza do PVC facilita também a solda dos vários componentes da caixilharia, facilitando o processo de produção;
– o PVC caracteriza-se por ter uma baixa condutividade térmica, o que faz com que as caixilharias de PVC ajudem a minimizar a perda de calor através delas. Isto faz com que funcionem como óptimas isoladoras, ajudando a que a casa se mantenha quente ou fria por mais tempo, e assim diminuindo os gastos energéticos;
– são muito resistentes à corrosão e à degradação por agentes climatéricos e biológicos, como os bolores e os líquenes;
– proporcionam um bom isolamento acústico, contribuindo para a melhoria da vivência da habitação no interior;
– a caixilharia de PVC fica totalmente impermeável, graças ao processo de produção e às características do material;
– o PVC pode ser reciclado;
– as caixilharias de PVC podem ser combinadas com outros materiais para melhorar ainda mais a sua performance, criando modelos híbridos;
– o PVC permite uma grande variedade de acabamentos, desde as cores sólidas às imitações de madeira e acabamentos especiais;
– Estes caixilhos exigem muito pouca manutenção. Aliás, a manutenção da caixilharia PVC é realmente simples, necessitando apenas de efectuar algumas acções prevista pela maioria dos fabricantes, tais como:
Limpeza da sujidade acumulada devido à contaminação ambiental e ao pó
– Lavagem com água e um detergente neutro, que deve incluir as estruturas, as calhas e rodízios (no caso das janelas de correr).
Periodicidade: 3 em 3 meses.
Lubrificação das ferragens e verificação do correcto funcionamento dos mecanismos de fecho e manobra
– Aplicação de pó de talco nas juntas de estanqueidade (normalmente de EPDM – dimonómero de etileno propileno – ou TPE – elastómero termoplástico) para garantir a manutenção das suas características de flexibilidade e durabilidade.Esta manutenção pode ou não incluir a desmontagem dos componentes.
Periodicidade: anualmente.
Verificação visual para detecção de eventuais perdas de estanquidade dos perfis, ou danos na fixação do envidraçado.
Periodicidade: de 3 em 3 anos.
Apesar das evidentes vantagens, a caixilharia PVC também apresenta alguns pontos negativos, nomeadamente a deformação a temperaturas elevadas, o que faz com que proporcione uma protecção contra o fogo inferior ao de outros materiais, e a rápida evidência de riscos que não podem ser reparados. Também ficam sujas mais depressa porque a poeira e a sujidade podem ser atraídas pela elevada carga estática do material.
ALUMÍNIO
O alumínio é um material já muito conhecido na construção de janelas, mas se está a pensar nos antigos caixilhos de alumínio cinzentos, simples e bastante feios, vai gostar de saber que actualmente já existem soluções de excelência, tanto em características técnicas como estéticas.
O alumínio é um metal, leve, não inflamável, resistente aos choques e às intempéries, que pode ser trabalhado para proporcionar muito boas características às suas janelas.
Apesar de as primeiras janelas com caixilhos de alumínio deixarem muito a desejar em alguns aspectos, que não apenas na estética, actualmente esses problemas são ultrapassados se o fornecedor e instalador forem de qualidade.
Antes estas janelas apresentavam muito pouco isolamento térmico e acústico, apresentando várias fugas de calor fosse a partir das calhas onde corriam ou pelas junções mal conseguidas. Para resolver essas falhas foram acrescentados complementos para melhorar as suas características técnicas. Assim nasceram as caixilharias de alumínio com corte térmico, constituídas por perfis melhorados pela ligação mecânica dos perfis de alumínio extrudido com barras de poliamida de 24 mm e reforçadas com fibra de vidro. Estes sistemas apresentam várias vantagens, sobretudo em relação às caixilharias de alumínio antigas:
– Menos perda de calor ou frio pelo caixilho e capacidade para receber uma placa de vidro duplo mais espessa e de ter com uma caixa de ar superior, o que faz com que apresentem uma acentuada redução dos custos de climatização;
– Maior capacidade de redução do ruído;
– Diminuição da condensação interior;
– Possibilidade de fabrico de caixilharias bicolores, com cores diferentes no interior e no exterior.
As técnicas de laminagem também se aplicam a este material, pelo que os acabamentos deixaram de ser problema.
CONCLUSÃO
Em jeito de conclusão aconselhamos a que faça uma boa pesquisa de mercado e avalie as vantagens e desvantagens de cada material, e de cada profissional, em relação ao seu caso particular.
A verdade é que numa avaliação alumínio vs pvc
, o PVC leva alguma vantagem no que se refere ao desempenho térmico e acústico, à resistência aos elementos e melhor relação qualidade/preço. Já o alumínio permite soluções de maiores dimensões e esteticamente mais interessantes, assim como oferece maior resistência ao fogo.
Fale connosco e teremos todo o prazer em lhe dar aconselhamento técnico e orçamento gratuito.
Qual quer que seja a sua escolha, nós temos a solução!
*Artigo retirado do website homify.pt
Boa noite.
Procuro meias lanternas de exterior em alumínio ou pvc.
Gostaria de saber da disponibilidade, preços e prazos de entrega.
Muito obrigado.
António Reffóios
Boa tarde, António Reffóios.
Agradecemos, desde já, o seu comentário.
Infelizmente, não dispomos do produto que pretende.
Qualquer dúvida, não hesite em nos contactar.
Cumprimentos,
Monteiros