Etiqueta CLASSE+

O sistema CLASSE+ para etiquetagem energética de produtos (originalmente designado por SEEP) é uma iniciativa da ADENE – Agência para a Energia para facilitar a escolha de produtos mais eficientes na reabilitação de edifícios.

Em concreto, a etiqueta CLASSE+ visa dar resposta à ausência de etiqueta europeia obrigatória para alguns produtos que afetam o desempenho energético dos edifícios, como janelas, isolamentos, tintas, etc. O objetivo é proporcionar aos consumidores uma referência simples e de fácil interpretação quando procuram soluções energeticamente mais eficientes para estes e outros materiais e soluções com influência no conforto e no consumo energético dos edifícios.

O desempenho energético dos produtos está classificado numa escala de “F” (menos eficiente) a “A+” (mais eficiente), semelhante à etiqueta energética dos eletrodomésticos. Através desta referência à classe energética, é possível ao consumidor estabelecer, desde logo, um requisito mínimo para a eficiência energética da solução que se propõe adquirir, bem como comparar o desempenho entre diferentes propostas que receba.

A etiqueta CLASSE+ não tem custos para o consumidor, permite uma escolha mais informada e promove o conforto e a poupança de energia das famílias, com benefícios para a economia e para o ambiente.

Janelas Eficientes

As janelas são o primeiro produto com etiqueta CLASSE+, pois são o elemento na envolvente dos edifícios onde existe maior potencial de intervenção e no qual as famílias (e as empresas) estão mais disponíveis para investir.

Com a etiqueta CLASSE+ é fácil escolher janelas eficientes. Veja no folheto “3 Passos para Janelas Eficientes” para encontrar as empresas certas e consulte o “Guia Técnico para Janelas Eficientes” para fazer uma escolha exigente e informada.

Identificação única Classe+

Cada etiqueta CLASSE+ tem um código de identificação específico (ID CLASSE+) e um código QR que lhe permite consultar as características técnicas e conhecer o fornecedor das suas janelas. Além de incluir a etiqueta colorida na documentação final entregue aos clientes, as empresas podem colocar uma etiqueta de registo no próprio caixilho, permitindo o acesso até muito depois da instalação.

Instaladores de janelas eficientes Classe+

Além de incluir a etiqueta colorida na documentação final entregue aos clientes, as empresas podem colocar uma etiqueta de registo no próprio caixilho, permitindo o acesso até muito depois da instalação.

Uma janela eficiente deve ter uma instalação de qualidade, feita por profissionais devidamente qualificados. O sistema de etiquetagem CLASSE+ proporciona formação a instaladores de janelas.

Só com uma instalação adequada será possível recolher os benefícios de conforto e de poupança proporcionados por janelas de qualidade com desempenho comprovado pela etiqueta CLASSE+.

Poupar com janelas eficientes Classe+

Todos queremos viver na casa perfeita. Mas, quando tentamos tornar real a nossa casa de sonho, muitas vezes esquecemos aspetos que influenciam decisivamente os gastos com a energia necessária para vivermos com conforto.

Com a etiqueta CLASSE+, é mais fácil escolher os produtos mais eficientes energeticamente, garantindo o conforto na sua casa e evitando o desconforto na carteira.

Por exemplo, a substituição de uma janela vulgar, de vidro simples e sem corte térmico, por uma janela “A+” significa menos 50% de perdas de energia e menos gastos. A isso acrescem benefícios de saúde associados à melhoria do conforto da habitação, bem como uma valorização do próprio imóvel.

Tudo junto e no final, são muitos euros na carteira que ajudam a compensar o investimento feito em janelas mais eficientes.

Etiqueta energética europeia

Foi há mais de 25 anos que surgiu a etiqueta energética europeia que inspirou a etiqueta energética CLASSE+ e que hoje já nos é tão familiar nos eletrodomésticos, televisões, lâmpadas, equipamentos de ar condicionado, etc.

A ideia era (e ainda é) simples: ao facilitar uma decisão mais informada aos consumidores, estes irão privilegiar a compra de equipamentos mais eficientes e isso irá induzir o desenvolvimento tecnológico, com os fabricantes a colocar no mercado soluções cada vez mais eficientes.

A etiqueta energética europeia abrange hoje cerca de 20 equipamentos. Para obter informação sobre a etiquetagem energética de produtos comercializados no Espaço Económico Europeu consulte o Manual da Etiqueta Energética Europeia.

Poupar com iluminação e electrodomésticos mais eficientes

Para além da poupança associada a uma escolha informada com a etiqueta energética CLASSE+, também pode ficar a saber como poupar com a escolha de lâmpadas e eletrodomésticos mais eficientes usando a etiqueta energética europeia aplicável a este tipo de equipamentos.

Utilize o simulador CasA+ para estimar as poupança associada à substituição de equipamentos antigos por novos com classificação energética superior.

 

*Artigo retirado do website classemais.pt

Publicações Relacionadas

Escrever Comentário