Marcos na história da Schüco
1951 Fundação da Schüco
Heinz Schürmann, um pioneiro na jovem República Federal da Alemanha, funda a empresa Heinz Schürmann & Co. em Porta Westfalica. Com seis funcionários num pequeno quintal, ele produz vitrines, toldos e portas de enrolar.
1954 Um novo lar Durante o milagre económico da Alemanha Ocidental, janelas e fachadas inovadoras tornam-se cada vez mais importantes. A Schüco é quem as fornece. A empresa está na linha da frente do progresso, usando alumínio leve e moderno. Ao mudar-se para Bielefeld, a Schüco encontra um novo lar.
1955-1963 Cruzando fronteiras O rápido crescimento da Schüco demanda novos canais de distribuição. São estabelecidas filiais comerciais em Düsseldorf, Frankfurt, Stuttgart e Hamburgo. Acordos de licença e contratos de agentes autorizados possibilitam novas cooperações por toda a Europa. Em 1958, a Schüco inicia uma parceria com a Alu König Stahl que perdura até os dias de hoje.
1964 Uma forte conexão que dura até os dias de hoje A venda da Schüco à empresa de tecnologia OTTO FUCHS KG abre um horizonte de novos negócios e tecnologias. O fundador da Schüco, Heinz Schürman, transfere a administração da empresa para o engenheiro Ernst von Wedel.
1964-1969 Ascensão conjunta A Schüco acelera expandindo-se internacionalmente. Em 1964, são estabelecidas subsidiárias em França, na Holanda e na Dinamarca. A Schüco Design é estabelecida em Borgholzhausen no mesmo ano.
1970 Uma abordagem baseada em sistemas
A Schüco torna-se uma fornecedora de sistemas para janelas e portas de alumínio. A empresa cria novas filiais por toda a Alemanha, expandindo continuamente sua rede de vendas.
1970-1971 À frente do seu tempo Janelas, portas e fachadas de alumínio, bem como grandes sistemas deslizantes com excelente isolamento térmico: Dois anos antes da crise do petróleo, a Schüco já se concentra em proteção climática e na preservação de recursos com produtos inovadores.
1972 O cliente é quem manda O tópico serviço se torna ainda mais importante. Também nesse aspecto, a Schüco é uma pioneira. A Schüco Service GmbH é fundada como uma subsidiária de propriedade integral com três funcionários. A empresa fornece softwares para auxiliar seus clientes de fabricação de metal com cálculos e construções.
1975 Uma mudança na liderança Günter Reinecke assume como CEO da empresa.
Anos 1980 Um agente global com material novo
A Schüco torna-se ainda mais internacional com licenças na Europa. A empresa percebe rapidamente o potencial do versátil PVC-U e adiciona janelas de PVC-U à sua linha de produtos.
1980 No rumo certo Desde meados dos anos 1970, a Schüco Express circula ao longo da Alemanha Ocidental. Dentro dos seus veículos, os clientes podem maravilhar-se com a mais moderna tecnologia em janelas e fachadas – uma forma única de apresentação de produto.
1982 Um passo à frente A Schüco atende de maneira bem-sucedida aos requisitos de proteção ambiental e contra ruídos há muitos anos. Agora, a empresa também define padrões para segurança contra incêndios com o primeiro sistema de proteção contra incêndios aprovado.
Lançamento no mercado A Schüco apresenta o novo sistema de janelas de alumínio ISKOTHERM. Os perfis com isolamento térmico são usados para edifícios residenciais e, em especial, para projetos de renovação.
1989 Material novo A Schüco entra no negócio de sistemas de janelas de PVC-U.
Anos 1990 Um momento decisivo
Após a queda do Muro de Berlim, as renovações de edifícios com materiais de construção ecológicos na Alemanha e na Europa Oriental representam um grande desafio. A Schüco aproveita a oportunidade e expande ainda mais os seus negócios internacionais. Ao mesmo tempo, a empresa ingressa no mercado solar e aponta a grandes projetos comerciais.
1990 Um resultado histórico Graças ao boom da construção civil no lado oriental, o volume de negócios da Schüco ultrapassa a impressionante marca dos mil milhões pela primeira vez. Consequentemente, a lenda do futebol alemão Franz Beckenbauer torna-se um embaixador da marca.
1992 Pensando alto Um novo galpão de armazenagem com diversos andares em Bielefeld oferece 22.000 áreas de armazenamento em 81.000 m2.
1997 Sucessão Pela terceira vez na história da companhia, nos seus 45 anos de existência, há uma mudança no nível hierárquico mais elevado da Schüco. Em 1997, Dirk U. Hindrichs sucede Günter Reinecke.
1999 Petróleo nas veias Pouco antes do despertar do novo milénio, a Schüco entra para a Formula 1. Exibindo o logo de patrocinador desportivo da Schüco, o carro da McLaren-Mercedes domina o pódio do automobilismo à volta do mundo.
Fonte inesgotável de energia A Schüco acrescenta uma terceira divisão de negócios com os produtos térmicos solares e fotovoltaicos, assumindo a responsabilidade pelo desenvolvimento sustentável.
Forte cooperação Uma empresa associada de aço para a Alemanha e Suíça forma-se sob o nome Schüco Jansen Steel Systems.
Anos 2000 Crescendo junto e preservando recursos
A Schüco identifica oportunidades para a globalização e estende os seus negócios para os EUA, América do Sul e China. Com as suas três divisões – Metal, PVC-U e Solar – a empresa é uma especialista em todos os aspectos de envelopamento de edifícios.
2005 Desempenho altamente elevado O Centro de Tecnologia da Schüco é reconhecido como um instituto de testes independente e certificado para o envelopamento de edifícios.
2008 O desporto em destaque A Schüco envolve-se com o golfe. É uma combinação perfeita: precisão e perfeição – em harmonia com a natureza e a tecnologia. Um ano depois, o Schüco Open inaugural é realizado com a participação de diversas estrelas internacionais do golfe.
Inovação em alumínio O sistema de janelas e portas AWS/ADS da Schüco define novos padrões e substitui o renomado sistema Royal S.
2009 Controlo de temperatura A Schüco apresenta o 2º Conceito em envelopamento de edifícios na BAU 2009. Com tecnologia pioneira de eficiência energética, a companhia faz uma importante contribuição para restringir o aquecimento global a 2 graus Celsius.
2011 Rede inteligente Na BAU 2011, a Schüco encanta os visitantes com o Edifício Schüco Energy 3, auto-suficiente em termos de energia. Ao usar janelas, portas e fachadas em rede, ele produz mais energia do que consome.
2012 Espírito de equipa e confiança Dr.Ing. Hinrich Mählmann ingressa na Schüco International KG em Junho, tornando-se o sócio-gerente da Schüco e da empresa controladora OTTO FUCHS KG.
No dia 1 de Outubro, Andreas Engelhardt é nomeado o novo Presidente do Conselho de Administração.
2013 Pessoas. Natureza. Tecnologia. Este é o slogan da Schüco na BAU 2013. Quatro estúdios divididos por tópico tornam o conteúdo da Schüco uma experiência interativa e emotiva. Durante a maior exposição do mundo do setor de arquitetura, materiais e sistemas, em Munique, a empresa regista 11.000 contactos – um número recorde de visitantes.
Um bom investimento Um novo galpão de produção, medindo 6.300 m2, é construído em Weißenfels com 11 linhas laminadoras intensamente automatizadas para laminação e produção de lâminas de perfis de PVC-U coloridos.
2014 Juntos somos mais fortes A união bem-sucedida entre a OTTO FUCHS KG e a Schüco International KG já dura há 50 anos.
Olhando para o futuro Em Setembro, Andreas Engelhardt torna-se sócio-gerente e CEO da Schüco International KG.
A tecnologia que se pode tocar O showroom da Schüco abre em Bielefeld. Uma exposição interativa de produtos de construção de metal. Numa área de 800 m², a Schüco apresenta tecnologias fascinantes e sistemas impressionantes usando alumínio.
2015 Sob o lema “Casa. Trabalho. Vida.” A Schüco exibiu diversas soluções de sistemas inovadoras e elegantes em Munique, mostrando quais os ambientes residenciais, sociais e corporativos ideais que podem ser projetados. Com aproximadamente 13.000 visitantes registados, a Schüco estabeleceu um novo recorde.
Perfil da empresa
Schüco – uma das líderes de mercado em sistemas inovadores de edifícios, que se destaca pela experiência global em soluções para janelas, portas e fachadas.
FUNDAÇÃO
Em 1951 na Renânia do Norte-Vestefália
SEDE
Karolinenstr. 1–15
33609 Bielefeld
Alemanha
ESPECIALIDADE
Sistemas de janelas e portas
Sistemas de fachadas
REDE
Mais de 12.000 parceiros em todo o mundo, além de arquitetos, desenvolvedores e investidores
FUNCIONÁRIOS
5.650 funcionários em todo o mundo
PRESENÇA INTERNACIONAL
Mais de 80 países
VOLUME DE NEGÓCIOS DO GRUPO
€1,750 milhões (2019)