Isolation du boîte de aveugle

De forma a termos uma maior protecção térmica, tanto acústica como solar, em muitos casos é necessário acrescentarmos uma solução complementar às nossas janelas. Para um óptimo desempenho e máxima eficiência não basta ter janelas eficientes. Não nos podemos esquecer de elementos como os estores e as caixas de estores associados às janelas. Para além destas soluções, também existentes as portadas interiores, exteriores e brisas solares, entre outras.

evidentes perdas de ar climatizado e ganhos indesejados de ar quente ou frio por via de orifícios ou aberturas associadas às caixas ou às estruturas adjacentes. Em períodos de vento forte isso é particularmente perceptível. 

Mas há sobretudo que ter em conta as perdas e ganhos de calor por transmissão térmica, ou seja, por via dos próprios materiais da caixa e dos estores. As caixas podem ser verdadeiras pontes térmicas, no topo das janelas.

Este último tipo de ganhos e perdas térmicas – por via das caixas das persianas – interliga-se às infiltrações e às perdas de ar. E este é um ponto fundamental, uma vez que resolver o problema dos ganhos e perdas térmicas ao nível das caixas de estore também resolve o problema das pequenas infiltrações ou fugas de ar.

Tenha-as em atenção. O seu conforto térmico e as suas facturas de energia podem estar a ser muito mais afectados do que imagina. São pormenores que podem ser corrigidos sem grandes custos a nível da fase de construção. Normalmente são mais difíceis ou mais dispendiosos de corrigir em fase posterior.

Caixa De Estores Exteriores

Caixas de estores exteriores, isto é, colocadas no exterior do edifício e no topo das janelas, correspondem a um desenho termicamente eficiente. Este sistema elimina os problemas térmicos levantados pelas caixas incorporadas na estrutura das paredes.

É uma opção a considerar em nova construção, com alguns inconvenientes óbvios: a caixa e o rolo dos estores e os seus componentes ficam mais expostos aos elementos. Assim sendo, podem advir daí alguns problemas em termos de durabilidade.

Caixas De Estores No Interior Das Paredes Em Nova Construção

Alguns fabricantes estão a oferecer caixas pré-fabricadas em poliestireno expandido de alta densidade, ou em materiais equivalentes, convenientemente reforçadas, com tampas de fecho igualmente isolantes. É uma opção barata em nova construção, para além de não levantar problemas de durabilidade e de ser eficiente energeticamente.

Construção Existente

Começa também a aparecer oferta de telas e mecanismos de isolamento térmico a associar aos estores e às caixas de persianas dos edifícios existentes. Essas telas – espumas de polietileno ou outros materiais com alto valor isolante – podem reduzir significativamente as faturas energéticas associadas aos estores e às suas caixas e podem pagar-se a si mesmas no primeiro ano de utilização. Ver este filme do Minuto Verde sobre esta matéria.

*Artigo retirado do website guiacasaeficiente.pt

Publicações Relacionadas

Comentários (2)

Boa tarde
Gostaria de saber se fazem isolamento de caixas de estores existentes
Obrigado

Bom dia, Vera.
Nós não executamos esse tipo de serviço, contudo, podemos recomendar o nosso parceiro MarcoEstor.
Obrigado pelo seu comentário.
Cumprimentos,

Monteiros

Escrever um comentário